Depoimento do Pai Skupien
Saudações galera... hoje vou postar para vocês um emocionante depoimento de um dos membros de Family Racing , Sergio Skupien... sem mais delongas ai vai:
"Gostaria de aproveitar o espaço neste site para deixar registrado um breve relato sobre o início do Eduardo no MTB. Há precisos onze anos, começávamos no MTB com a primeira participação do Eduardo em uma prova, em Itu /SP, no campeonato Interestadual – fez 7º na Juvenil - embaixo de muita chuva e lama.
A partir deste dia não parou mais, participava de tudo quanto é prova, seja grande ou pequena e nós pais sempre juntos incentivando e fotografando.
Fazíamos todo o possível para que o Eduardo participasse das provas, promovendo, inclusive, uma rifa para que ele pudesse participar da 1ª etapa do campeonato brasileiro em Canela/RS, onde, após um pneu furado, fez um quarto lugar e com uma vitória na última etapa em Itatiaia/RJ, terminou o campeonato em 2º, com apenas um ponto atrás.
Em vários outros campeonatos o Eduardo se destacava ficando sempre entre os três primeiros colocados, inclusive com várias vitórias nas mais variadas provas.
Sempre dedicado ao esporte embora sem muito compromisso com resultados, pois o que ele mais queria e, talvez, ainda queira, é terminar a corrida se sentindo bem e sentindo que fez uma boa prova, o resultado é consequência. Acredito que o Eduardo é daqueles atletas que fazem o que gosta e não pelo que o esporte pode lhe proporcionar financeiramente.
Voltemos ao passado.
Não tínhamos recursos suficientes para lhe proporcionar um equipamento de ponta, embora seu desempenho assim estivesse exigindo, mas oferecíamos o que era possível no momento. Não tínhamos, também, conhecimentos técnicos que nos ajudasse a escolher, se não o melhor equipamento, pelo menos não o pior. Assim, com o tempo e dedicação, fomos crescendo junto com o esporte, sempre admirando e nos apaixonando cada vez mais e, principalmente, pelas novas amizades que sempre surgiam em cada prova.
E hoje somos o que somos, uma família que, graças a este esporte, está sempre unida e nos amando incondicionalmente.Agora um pouco do Skupien Family Racing. Alguns anos após o Eduardo começar no MTB, a Silvana e Eu também ficamos entusiasmados em participar de uma prova e escolhemos uma que não nos desse muito medo, participamos então, em 2003, da Copa Caloi de MTB em Morungaba/SP, e a partir daí não paramos mais e conseguimos juntar uma razoável coleção de bons resultados.Participamos, com absoluta freqüência, de vários campeonatos em especial o BIG, GPRavelli e Endurançe, ficando com muita vontade de participar de mais provas, mas infelizmente o bolso não agüenta, pois no Skupien Family Racing, tudo é multiplicado por três.
A Silvana é, sem dúvida nenhuma, a mais entusiasmada da família, pois muitos dias antes das provas, ela já começa a se arrumar, providencia alimentação, novas roupas, estadia, e sempre a procura de novidades. Assim, a grande motivadora em manter a moral elevada na casa é sem dúvida da Silvana.
Não posso esquecer, evidentemente, da Vó Adelina, que nos proporciona sempre um bolo para levarmos nas corridas, bolo este que muitos dos nossos amigos já conhecem, além de muitos outros quitutes e um belo sopão sempre nos esperando em casa quando ela não vai às corridas. A Vózinha, como é mais conhecida, já é figura carimbada no MTB, pois sempre carinhosa e oferecendo um café ou um pedaço de bolo aos que chegam na nossa barraca que, alias, não é sempre a nossa barraca e sim da Scott ou outro amigo nosso que sempre nos proporciona um teto.
Desde então eu venho tentando angariar novos adeptos ao esporte e tenho conseguido alguns nomes que, com muito orgulho, admito, estão me deixando comer poeira a exemplo do Serjão, Ivanildo, Solange, entre outros.
O mais recente membro desta família é a Nátale, namorada do Dú, que, por enquanto, ainda estou andando na frente, mas não é por muito tempo.
Eu, como patriarca desta história, somente tenho a agradecer a todos os organizadores de provas de MTB, aos patrocinadores destes eventos, aos comerciantes de bicicletas, em fim, a todos aqueles que de alguma forma influenciam no esporte, pois foi através do MTB que consegui manter meu filho longe das mazelas da vida e minha família unida.
Muito obrigado
Sérgio Skupien"